NI KONTROL S4 MK3

NI KONTROL S4 MK3

Após 8 anos desde do aparecimento do primeiro Kontrol S4, seguido de um caminho onde o mesmo não sofreu alterações significativas, eis que a Native lança finalmente o novo kontrol S4 MK3 com upgrades úteis e necessários. Trás uma imagem mais minimalista, um layout mais objetivo e funcional, acompanhado com écrans de alta definição, sistemas de luzes informativos e novas tecnologias. No geral melhorou em muito o equipamento para uma performance mais solida e profissional acompanhada com o novo Traktor Pro 3.

A HISTÓRIA VISUAL DO KONTROL S4

Para quem não se lembra a imagem abaixo reflete o histórico do layout do Kontrol S4 ao longo dos tempos.

KONTROL S4 MK3

Vamos ás novidades.

LIGAÇÕES

A necessidade de responder ás exigências técnicas em atuações em clubes, obrigou ao melhoramento na qualidade da placa de áudio, por isso o S4 Mk3 sofreu um upgrade para 24 bits/96 kHz, inclui quatro entradas stereo para a ligação a CDJ/tablets/telemóveis/samplers entre outros, duas das quais podem ser comutadas para gira-discos. As saídas master são duas, em RCA e XLR, uma saída para a monição em Jack, duas entradas para microfones em XLR combinada com Jack na parte frontal e outra em Jack na parte traseira, duas saídas para os headphones em Jack e mini Jack, duas portas USB uma do tipo B para ligação ao computador e outra do tipo A que serve como Hub para o computador e ainda vem preparado para suportar o sistema DVS.

JOG-WHEEL

Depois da polémica gerada pelo Kontrol S8 por não incluír Jog-wheel nem Pitch o S4 MK3 vem desfazer a ideia de que a Native Instruments não liga ao sincronismo e controlo manual. A provar isso inclui um pitch de 10cm localizado da forma standard ao lado direito do Jog-wheel (mão esquerda faz pitch-bend, mão direita faz pitch). O Jog-Wheel de 5,5 polegadas de diâmetro também foi alvo de alterações e é um destaque porque foi totalmente reinventado com tecnologia Háptica. Esta tecnologia permite dar ao DJ outras sensações ao toque através de vibrações, simulação de pressões e textura. Na realidade com esta tecnologia podemos sentir os Cue Points, Loops e a velocidade, dando uma outra dimensão ao nosso trabalho e ás técnicas aplicadas.

O Jog-Wheel tem 3 modos de comportamento:

Modo “Jog” ou Clássico Este modo é igual aos já usados pelos antecessores e outras marcas de controladores.

Modo “TT” ou Vinil – Neste modo o Jog-Wheel tem rotação motorizada com regulação de tensão, com isso permite sentir a força do Jog-Wheel na aplicação das técnicas de beatmatching ou Scratch semelhante ao tradicional pratos dos gira-discos,

Modo “Grid” ou ajuste de Beatgrid– este modo ajuda rapidamente a corrigir ou acertar as grelhas de quantização com apoio da tecnologia Háptica.

ÉCRANS
É a melhor forma de libertar a atenção do DJ do computador. Através dos écrans conseguimos ter acesso às informações úteis diretamente no controlador. Os écrans com alta definição informam o nome, o BPM, o tempo crescente e decrescente, a nota, os tempos do Loops e o espectro das músicas com as marcações e localizações dos Cue Points e Cue Loops. Apoiam ainda os sistemas Remix Decks e Stems. Inclui ainda 2 botões rotativos para ajudar a configurar e controlar os Loops e Cue Points.

LAYOUT

Com um layout minimalista e a dispersão das funções e botões bem posicionados permite um melhor work flow:

1 – O comutador para a seleção das linhas está localizado ao lado do ganho.

2 – A localização dos écrans em cima da zona de transporte e pads mantém a linha de visão em conjunto com o restante trabalho.

2 – Os leds meters por canal estão melhorados, mais precisos e localizados de forma standard ao lado da zona da equalização, assim como o do volume master.

4 – O jogo de luzes informativas em torno do Jog-wheel ajudam a identificar o ou os decks que estão a ser controlados.



SECÇÃO DE EFEITOS NA MESA (MIXER FX)
O novo núcleo de efeitos é constituído por uma zona seleccionável com 4 efeitos dos 8 efeitos disponíveis configurados por cores e 1 filtro entre os 3 disponíveis no novo Traktor Pro 3. Para ativação e controlo deste núcleo de feitos tem um botão rotativo por canal e um botão de ativação para controlarem volumes e intensidade do efeito selecionado.

EFEITOS POR DECKS (DECK FX)
Mantem os núcleos de efeitos por decks que são sincronizáveis com todo o sistema do Traktor e inclui os efeitos Beatmasher, LaserSlicer, bitcrushers, flangers entre outros 40.




ZONA DE PADS
A zona de pads melhorou bastante e não seguiu o layout dos de mais controladores. Os pads aumentaram de tamanho são multicolores e sensíveis ao toque e as opções respeitam as funcionalidades criativas do Traktor (hot cues, remix decks, gravação, stems e sampler).




VÍDEO

Share This Articles
Written by

Deixa um cometário

O teu email não será usado para publicidade. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar
Send via WhatsApp
CLOSE
CLOSE