fbpx
Hoje um computador é peça fundamental para um DJ, é com ele que realizamos pesquisas musicais, armazenamos e organizamos listas de musicas direto em pastas no SO, em softwares para o feito ou em Pens USB, é muita das vezes o apoio na atuação por intermedio de um software DJ com controlador ou como gestão e armazenamento para trabalhar direto com leitores de música.
Um computador para DJ não tem que ter os mesmo requisitos que por exemplo um PC para uso com jogos ou design gráfico. As necessidades para DJ são diferentes. Vamos abordar os componentes mais importantes.
Requisitos mínimos e principais de um computador para DJ
𝗣𝗿𝗼𝗰𝗲𝘀𝘀𝗮𝗱𝗼𝗿 (𝗖𝗣𝗨)
É o cérbero, o responsável pelas operações de cálculos e execução de instruções dentro do sistema operativo. Ou seja: é ele que executa os comandos que geram a abertura dos softwares, faz a gestão do funcionamento dos softwares em execução traduzindo em desempenho, analisa e carrega de musicas entre outras coisas.
𝗠𝗶́𝗻𝗶𝗺𝗼: Intel i5, i7 e Apple M1
Nota: Processadores como o i3, Pentium e Celerons não são os mais adequados pelo fraco desempenho e gestão entre o software DJ e os restantes softwares em execução incluído o SO.
𝗠𝗲𝗺𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗥𝗮𝗺
É o apoio do processador e responsável por abrir mais rapidamente os software, fazer a leitura das musicas, cuepoits, samples, acesso ás playlist. Por isso quanto maior for a capacidade da memoria melhor.
𝗠𝗶́𝗻𝗶𝗺𝗼: 16Gb
𝗗𝗶𝘀𝗰𝗼 𝗥𝗶́𝗴𝗶𝗱𝗼 (𝗛𝗗𝗗&𝗦𝗦𝗗)
É onde fica armazenado toda a tua música e outras informações, quanto maior mais espaço tens para armazenar musicas. A rapidez de trabalho de um disco aumenta o desempenho do trabalho feito pelo CPU e a memoria RAM, por isso quanto maior e mais rápido melhor.
𝗠𝗶́𝗻𝗶𝗺𝗼: 250GB de preferência SSD (discos mais rápidos)
Motherboard
É a responsável por interligar e alimentar todos os componentes falados anteriormente entre outros , além de todas as ligações de entradas e saídas entre o PC e equipamentos externos. As liações permitidas deve ser alvo de atenção porque define a capacidade de interligações com equipamentos DJ em quantidade, formatos e qualidade, como portas USB Tipo A e C, HDMI (para DJs que usam e interagem as suas atuações com vídeo) e tomadas de som (Mini Jack para phones).
Equipamentos como placa gráfica, teclado, rato e telas ou monitor não influenciam diretamente o desempenho de um DJ. No entanto, a placa de som integrada no computador não é a mais adequada para o trabalho DJ, mas pode ser útil para fazer pré-escutas em atuação ou preparação de gigs.
Paulo DiLight

Post a Comment

Close
Centro i4DJ

É possível fazer sozinho, sim, mas em sinergia e com ajuda externa chegas mais rápido, mais longe e com consistência.

Horários

Segunda – Sexta:
10:00 – 19:00

Domingo: Fechado

Contacto

Rua Professor Santos Lucas, 38A 1500-515 Benfica, Lisboa

Geral@ci4dj.com

965 593 369

Redes Sociais
info